terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Without you


Without You


Noite Feliz


Origem do Piano


piano é muito conhecido hoje em dia talvez por ter sido o principal instrumento usado por importantes músicos da história, como Mozart e Beethoven. Munido de um teclado geralmente composto por 88 teclas, o mesmo é um instrumento musical de corda percutida. O som é gerado pelo acionamento dos martelos de madeira, que percutem as cordas em seu interior.
O piano foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700. Cristofori procurou idealizar uma evolução do cravo, um instrumento bastante parecido com o piano, com a diferença de suas cordas serem tangidas por bicos de penas. A principal diferença entre os dois instrumentos é que o piano é capaz de emitir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade do músico, enquanto o cravo, não. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”.
Os primeiros pianos eram bastante precários. Em 1783, o instrumento sofreu uma grande evolução quando o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito. Outro avanço se deu em 1821, com o francês Sébastien Erhard, o qual criou um mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente.
A segunda metade do século XIX serviu para o aperfeiçoamento e para a introdução destas novas ideias nos modelos fabricados. Durante o século XX, o piano já era um dos principais instrumentos musicais, uma consequência natural de sua versatilidade e grande aplicação na música ocidental.
Fonte : http://www.historiadetudo.com/piano

Silent Night



O nascimento de Jesus


PARADISE - COLDPLAY


HALELUIA DE HANDEL


Vocalizes Jurassic Park Tema

Estava fazendo este vocalize com meus alunos da Ainda, eles não se sairão bem, mas podem se sair melhores se ensaiassem todos os dias, mas o  fundo musical é do Tema do Jurassic Park, que ficou lindo ao final das contas. 
As vocalizes também são de suma importância para o trato vocal, pois trabalha com afinação, que sem ela, o som sai horrível. 
Vocalize nada mais é do que soletrar as notas do alfabeto, sejam elas vocais ou consonantes, de forma ordenada  crescente ou decrescente. 
No caso no Jurassic Park há algumas subidas bruscas, ou que dificulta um pouco para os iniciantes. 

B) VOCALIZES-

Jurassic Park Tema - John Williams

a i a
a i a
a i a
o
o
a#
a#

la fa so mi do la fa so do fa la# la
la fa so mi do la fa so do fa la# la
so
so

fa mi fa
fa mi fa
fa mi fa
fa mi fa fa so
fa mi fa fa so

fa mi fa fa so fa DO si DO la# sol la so la fa

http://www.ciframelodica.com.br



AQUECIMENTO VOCAL

Existe uma relação entre fazer exercício e cantar, mas para cantarmos bem primeiramente temos que fazer um aquecimento vocal. 
O aquecimento vocal equivale ao alongamento nos exercícios físicos, sem ele certamente ocorrerão lesões, calos. 
Então, mais importante do que cantar, é aquecer a voz. 

PARTE I -

A) AQUECIMENTO VOCAL

Relaxamento, Articulação, Afinação, etc.

  1. Cantar as notas tocadas com som de Zzzzzzzzz (abelha).

  1. Cantar as notas tocadas pelo de Mmmmmm (meditação).

  1. Cantar as seqüências de notas tocadas com a vogal “A”, “E”, “I”, “O” e “U”.

  1. Cantar as seqüências de notas tocadas com vibração dos lábios (motor de carro).

  1. Cantar as seqüências de notas tocadas com vibração da língua (TR, metralhadora).

  1. Falar a palavra fu-chi-chi junto com o ritmo (Valsa) da música.
  2. Cantar as seqüências de notas tocadas com a frase “vô a vô a vô”.

  1. Cantar as seqüências de duas notas tocadas. Cante a primeira e depois suba até chegar à segunda nota, lembre-se de fazer um caminho entre as duas notas e não simplesmente cantar uma depois a outra.

  1. Cante as notas tocadas com a sílaba “É” (vogal aberta).

  1. Cantar as seqüências de notas tocadas  com as vogais “i a i a i a i”.


  1. Cantar para cada nota tocada às vogais “a e i o u” (lembre-se de diferenciar “E” de “É” e “O” de “Ó”.

  1. Cantar as seqüências de notas com a vogal “I”.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Evento de Leo Gandelman em Arthur Nogueira.


Mas afinal de contas, o que são Colcheias e Fusas?

De acordo com a  Wikipédia, Colcheia é o nome da figura musical cuja duração é de 1/8 de uma semibreve ou metade de uma semínima.
A colcheia é representada por uma elipse (conhecida como "cabeça da nota"), preenchida com haste e uma bandeirola (também conhecida como "colchete"). Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. A bandeirola sempre fica à direita da haste A pausa com duração de colcheia é uma linha curta na diagonal, com uma bandeirola.
Quatro colcheias agrupadas
Quando há mais de uma colcheia na seqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo a figura e sua haste e substituindo a bandeirola por uma linha de união entre as hastes. Quando a maior parte das notas do grupo está abaixo da terceira linha, o agrupamento é feito acima da nota. Quando a maior parte está acima da terceira linha o agrupamento é feito abaixo das notas. Em geral o agrupamento é feito de forma a compor uma unidade de tempo (duas colcheias em compassos 2/4, 3/4 ou 4/4, três colcheias em compassos compostos - 6/8, 9/8 ou 12/8 e quatro colcheias em compassos 2/2 ou 4/2).
A Contagem Silábica para duas colcheias agrupadas é TÁ-TEI. Em compassos compostos, para 3 colcheias unidas, lê-se TÁ-PI-TI.

 E a Fusa é representada por um círculo preenchido com haste e três bandeirolas. Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. As bandeirolas sempre ficam à direita da haste A pausa com duração de fusa é uma linha curta na diagonal, com três bandeirolas.


Duas fusas (abaixo e acima da terceira linhaFusa é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/32 de uma semibreve ou metade de uma semicolcheia.
Dois grupos de oito fusas com duas pausas de semínima.
Quando há mais de uma fusa na seqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo a figura e sua haste e substituindo as bandeirolas por três linhas de união entre as hastes. Quando a maior parte das notas do grupo está abaixo da terceira linha, o agrupamento é feito acima da nota. Quando a maior parte está acima da terceira linha o agrupamento é feito abaixo das notas. Em geral o agrupamento é feito de forma a compor uma unidade de tempo (oito fusas em compassos 2/4, 3/4 ou 4/4, doze fusas em compassos compostos - 6/8, 9/8 ou 12/8 e dezesseis fusas em compassos 2/2 ou 4/2). Subgrupos de quatro notas são unidos por uma única linha, para facilitar a divisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ENTRE CONCHEIAS E FUSAS.

Estava pensando, minha vida anda tão agitada de agora eu ando entre Concheias e Fusas. Parece fácil fazer um curso de Licenciatura de Música, para entrar, é muito simples, mas quero ver para sair deste Curso, tão intenso, repletos de trabalhos, Ensaios, Apresentações de Corais, estudos para as provas e ainda, tem que estudar piano e violão. É coisa que não acaba mais. E alguns perguntam: O que você faz? Eu respondo: Música. Mas que mais que você faz, só isso? É isto que tenho que ouvir, é muito fácil o seu curso, é só ouvir música.
Aí eu pensei, irei criar um blogger só para o pessoal ver o que fazemos e que Música não é tão simples assim, como todos pensam. Ouvir Música é fácil, executar, dedicar, estudar que é o mais desafiador, mas no final, tudo compensa, pois estarei fazendo Música, criando Música e executando -a com muito amor e dedicação.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O que seríamos de nós sem as notas musicais?




Notas musicais é o alfabeto do músico, impossível ler uma partitura, mas para aqueles que tem um ouvido bom conseguem até tocar, mas só ele poderá tocar, ninguém mais tocará igual a ele. 

As notas musicais fazem toda a diferença na hora de uma execução musical e uma boa leitura diferencia de quem não sabe ler muito bem. 
O objetivo é pratica-lo o quanto antes para não sentir tantas dificuldades depois. Quanto mais cedo aprendermos a ler as notas musicais, melhor se tornará depois.